Sarau para a poeta Glória Araújo

Poetas, escritores, músicos, fãs e amigos da poeta Glória Araújo farão na próxima quinta-feira, 4, um sarau um sua homenagem.
Muito querida, Glória está com 84 anos e enfrenta sérios problemas de saúde. O sarau é a forma encontrada para demonstrar todo o amor que se sente por ela, enviar energias positivas e arrecadar algum recurso para ajudá-la no tratamento.
A ideia do sarau partiu da poeta Mary Paes e logo foi abraçada por um montão de gente.
Glória Araújo nasceu no Pará, mas viveu maior parte da sua vida em Macapá.
Ao se divorciar foi morar em Fortaleza, mas volta e meia vinha em Macapá.
Glória começou a escrever poesias muito jovem ainda. Mas não mostrava pra ninguém, não contava pra ninguém que fazia versos. Contou pra mim certa vez até porque me considerava (e ainda me considera) sua melhor amiga. E essa amizade vem de muito longe, pois sua mãe foi casada com um tio de meu pai. Não teve filhos com ele. Enviuvou, casou-se com outro e desse matrimônio nasceu Glória.
Como eu sabia que Glória gostava de ler e de escrever poemas, vivia cobrando que ela mostrasse, divulgasse. Às vezes dizia-lhe: “Olha, Glória, é egoísmo teu não querer compartilhar tuas poesias”. Ela dava uma gargalhada e dizia: “Quem sabe um dia”.
Em 2010 mandei buscá-la em Fortaleza para passar uma temporada aqui em Macapá na minha casa. Eu fiquei pegando no pé dela para divulgar seus poemas. Em janeiro de 2011 criamos o Movimento Poesia na Boca da Noite, aí ela não teve como escapar. Escolhi algumas de suas poesias para ela “ensaiar” e declamar. Ela gostou da “brincadeira” e não parou mais. E foi no pano da poesia que ela, aos 72 anos de idade,  fez muitos amigos e fãs e sua poesia se tornou conhecida e admirada, declamada em escolas e eventos culturais.
Em 2012 teve a imensa alegria de participar da Bienal Internacional do Livro autografando a coletânea Poesia na Boca da Noite (da qual faz parte com cinco poemas). Declamou na Bienal, no vão livre do Masp e em estações de metrô (locais que o Boca da Noite se apresentou em São Paulo) conquistando fãs pelo seu talento e sua alegria. Já de cabelos brancos e pele enrrugada pela idade era chamada pelos jovens de “Vó Glória”. Além de participar da coletânea “Poesia na Boca da Noite”, publicou, com o apoio do poeta Cléo Araújo,  o livro “Sob o olhar de Glória”.

“Glória Araújo é daquelas pessoas por quem você se apaixona à primeira vista. Amorosa, afeita a afetos. Se perguntares a qualquer um que a conheça, entre um comentário e outro, ouvirá: ‘Que pessoa maravilhosa!’, de uma beleza poética que se expande a todos à sua volta”, diz Mary Paes, idealizadora do sarau que ocorrerá quinta-feira.

Além de poeta, Glória Araújo era pianista, tocava acordeon, era uma doceira de mão cheia (ela que fez e confeitou o meu bolo de casamento) e pertenceu durante décadas ao movimento escoteiro fazendo parte do Grupo de Escoteiros do Mar Marcílio Dias.

Confira a programação do sarau:
Apresentações dos grupos poéticos:
– Poesia na Boca da Noite (Poetas amigos da Glória)
– Tatamirô Grupo de Poesia;
– Poetas Azuis;
– Casa Circo;
– Coletivo Juremas

Atrações Musicais: Geison Castro; Banda Penélope Moderna com Mary Paes, Ládio Gomes e Renato Gemaque; Wedson Castro; Raule Assunção; Mestre Grilo.

Declamações e leituras de poemas com os Poetas e Contadores de Histórias:
Alcinéa Cavalcante, Ricardo Pontes, Rostan Martins, Tiago Quingosta, Bruno Muniz, Judivalda Brasil, Claudia Flor D’Maria, Lu de Oliveira, Angelita, Kassia Modesto, Pat Andrade; Jaci Rocha; Luiza; Marcio Barros, Cricilma Ferreira, Paulo Tarso Barros e quem mais quiser participar.

Exposições
Exposições de poemas de Glória Araújo, obras de arte de Lene Moraes e Mostra Artística das obras do livro “Poesia para Vilarejos”, de Bruno Muniz.

Apoio: Jardim Marielle Franco; Ana Caroline e Jones Barsou; Adriana Abreu; Lene Moraes, Designer Ester Cabral, Judi Brasil, Andreia Lopes, Portal Alcinéa Cavalcante (www.alcinea.com); Revista O Zezeu e professora Josiane.

Neste momento, aos 84 anos de idade, Glória precisa de ajuda financeira para manter seu tratamento de saúde.
Se você, meu caro leitor e caríssina leitora, puder ajudar faça  um pix de  qualquer valor para sua filha Oleriana. A chave pix é  [email protected] 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *